Portuguese Thread v.13

Status
Not open for further replies.

thiagojoe

Registered User
英雄メンバー / Eiyuu Menbaa / Hero Member
Reaction score
55
Country
Brazil
Arashi, se tiver 'fila de espera', na próxima semana manda algum trabalho com o Bowie de Shining Force II (segue uma imagem de exemplo, mas devem ter mais na internet).

Maledicente, quanto tempo, como foi a viagem??? Estou em Foz do Iguaçu, visitei as cataratas e devo fazer alguns passeios mais. Muito show de bola!!! Mas estou em congresso e tempo livre é coisa preciosa hehehe!!! Sábado volto pro Rio com muitas fotos para mostrar... se der posto aqui tb.

Sobre os novos 'mangás', afora o respeito que também tenho pelo Maurício de Souza, acho que isso tudo é onda para pegar a nova 'modinha'. E não sei como é nos EUA, mas pelo menos aqui acho que os Comics tiveram declinio.
E sinceramente, essa mania de contar historias de monica e luluzinha teen é mais para recuperar publico perdido do q qq coisa. As crianças de hj em dia estao ficando cada vez mais precoces, e as historias de 'criancas' estao perdendo publico cada vez mais cedo.
E o 'mangá do Timão', pfff!!!! Sem comentários, hehehe!!! :P

D.Blue

Registered User
上級員 / Jyoukuuin / Sr. Member
Reaction score
75
Country
Brazil
Nunca imaginaria que MS tem contato com mangá. Eu leio Turma da Mônica Jovem e tenho a FORTÍSSIMA impressão de que foi feito por alguém que tem uma visão muito esteriotipada do que é um mangá, porque basicamente trabalha apenas com os grafismos mais manjados do gênero: caretas, olhões, SDs, gotas e retículas espalhafatosas.

Mangá é um estilo narrativo. Tem a ver com ritmo de leitura, enquadramento limpo, perspectiva dinâmica, e o mais importante, contam uma história por imagens, não palavras, com um cinematografismo todo característico. A descrição que MDS faz do que é mangá, no volume 0 de TMJ, é simplesmente ridícula. Como se o fato de ser em preto-e-branco, por exemplo, fosse uma característica crucial. Ele não entende nada do assunto.

A série TMJ é cheia de altos e baixos, mas no geral se mantém preso ao esquema de parodiar idéias manjadíssimas que já foram vistas por toda parte, mangá ou não: MMORPGS, batalhas intergalácticas, mundos alternativos, campeonatos de futebol (com líderes de torcida?! Qual é, no Brasil?!), teatro escolar, blahblahblah. A turma da Mônica sempre fez bom humor com paródia, mas agora que estão crescidos, porque manter os elementos da série infantil? Porque não se levar um pouco mais a sério (como no arco do Brilho de um Pulsar, de longe a melhor até agora, embora vomite clichês de shonen por todo o piso)? Porque não tentar ser um pouco menos SUPERFICIAL?

E por que Maurício de Souza não faz um curso de mangá? Ah, esquece: mesmo ali não vão ensinar nada sobre estrutura narrativa; não ensinam isso em lugar nenhum.

Eu respeito o cara também. Poucos conseguem chegar onde ele chegou. Além disso, ele sabe ser um autor e tanto quando quer (vide as histórias intimistas do Horácio), mas TMJ tem muito potencial perdido (que ainda pode ser recuperado: vendendo acima de 200 mil exemplares todo mês, duvido que vá acabar tão cedo).

Aliás, CASCÃO PORKER E A PEDRA DISTRACIONAL É MUITO FODA!!!!!!!!

Last edited:

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
Eu acho que a intenção da TMJ foi mesmo só usar o visual estereotipado dos mangás - só pra dar uma atualizada menos agressiva - e tentar manter ao máximo a estrutura narrativa antiga, para não correr o risco de perder a identidade (tipo aquela "atualização" dos looney tunes), ainda que isso custe um preço alto quanto ao potencial da coisa. Ao menos no núcleo central da turma do Bairro do Limoeiro é bem complicado fugir daquela inocência das historinhas previsíveis e motivações bidimensionais, mas quando o foco são personagens que possuem um universo em si mesmos (como o Astronauta que você citou) dá pra ver o quanto o estúdio está disposto a inovar. Espero ansiosamente por algo do Louco ou da Tina e Rolo, imagino algo na linha o Brilho de um Pulsar.

No geral eu gostei da iniciativa e acho que essa questão de simplificar o que é mangá não se trata de ignorância, mas mera adaptação mercadológica, já que se trata de quadrinhos para a molecada em geral e não para os iniciados em mangá. Não acho que o público-alvo seja o público consumidor de mangá, mas sim o público consumidor de quadrinhos da Turma da Mônica, para o qual, com alguma sorte, a iniciativa possa abrir as portas do mundo do mangá.

Eu li esse do Cascão ontem no bus de Petrópolis pro RJ. Você conseguiu identificar pelos nomes todos os magos do quadro do beco poligonal? Eu consegui. Hooray pra mim. :D

Last edited:

rafazildo

Registered User
Reaction score
27
Country
Brazil
Minha infância toda foi acompanhada de Gibis da Turma da Mônica. E Durante muito tempo esse foi o único estilo de quadrinhos que eu conhecia e gostava.

Depois, como eu gostava de desenhos japoneses (que no tempo eu não fazia ideia que se chamavam de anime), vieram os mangás.

Só bem depois que pus as mãos em uma Comic.
------------------
Turma da Mônica vence com as mãos nas costas no quesito humor. (Como eu era muito novo, ficava apenas superficialmente nas histórias, acho que se eu pegar para reler hoje, vou ter uma boa surpresa. Até o mito da caverna já retratado numa história do piteco).

Quando eu quero algo um pouco mais elaborado, pulo pros mangás, que aliás nem são tantos que eu conheço.

E beeeeeeeeeeeem de vez em quando, leio alguma série da Marvel, como "os supremos" ou "guerra civil". Mais para deleite visual mesmo...

-----------
No começo eu torci o nariz para a Turma da Mônica em mangá. Mas mudei completamente de idéia, sem nem ao menos ler, depois que vi esta entrevista com o Maurício de Souza.

sbryan2

Registered User
初心者/ Shoshinsha / Beginner
Reaction score
0
Country
Brazil
LoL! PArem de ler essa coisa, existe um mundo de mangás ai e vc me veem com turma da monica... SE MATA!

Kaiser Will

MH Senpai
Reaction score
456
Country
Brazil
O criador de Turma da Monica, Mauricio de Sousa, é amigo do Ozamu Tezuka!

So por ai nos temos uma base que no Brasil ele tem sido vanguardista em historia em quadrinhos. E para mim, foi minha primeira vez foleando um quadrinho da Turma da Monica, que eu tive contato com os mundo dos desenhos.
Comics eu nunca li, preferia ver alguns desenhos, como Spider Man e X-Men: Evolution.

Breadwitheggs

Registered User
初心者/ Shoshinsha / Beginner
Reaction score
9
Country
Brazil
TMJ?So mais o Chico Bento.....

patedecarne

MH Senpai
有名人 / Yuumeijin / Celebrity
Reaction score
2,841
Country
Brazil
Batman >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Todo o resto

Agrias

Holy Knight
Reaction score
1,260
Country
Brazil
Louco > todo o resto

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
Louco virou um professor neurótico... esse mundo é tão injusto...

Saintz0r

Registered User
Reaction score
192
Country
Brazil
Sou suspeito pra falar de Turma da Monica, já que tenho pilhas e pilhas de revistas xD

Mas então, como assim Raw de One Piece 601? uieasheiusahea, o cara foi 40 edições no futuro pegar a raw?
http://mangahelpers.com/m/one-piece/chapters/601/
tensuuu edit: ja deletaram :p

ps: sbryan2, bem vindo brother xD
Bom ver mais um carioca por aqui \o

Last edited:

Pirulito

Registered User
Reaction score
726
Country
Brazil
Quem entende de espanhol, traduz aqui, por favor:

Nosotro también tenemo gato e? Brasuca gil, te vua a caga a trompada conchitumá
Por sinal, eu estava assistindo CNN Espanhol agora há pouco e eles estavam passando uma reportagem sobre a ilha baiana Morro de São Paulo. Eles terminaram a reportagem com a expressão baiana "muito axé". Mas na fonologia deles fica "muito agé"

Treva, pensei que o alcool tinha te derrubado no Oktoberfest.

sbryan2, benvindo.

thiagojoe

Registered User
Reaction score
55
Country
Brazil
LoL! PArem de ler essa coisa, existe um mundo de mangás ai e vc me veem com turma da monica... SE MATA!
Bem vindo, sbryan2!!!
Eu leio revistas da Turma da Mônica quinzenalmente na sala de espera da minha ortodontista. :p Mas se o Maurício queria conquistar mesmo o público 'envelhecido' podia fazer algo com a turma do Rolo/Tina. Leio alguns almanaques lá na espera e tenho notado que questões que vivo atualmente já eram tema de revistas há décadas atrás!!! (como se eu fosse muito velho, hehehe!!! XD)

Quem entende de espanhol, traduz aqui, por favor:

Por sinal, eu estava assistindo CNN Espanhol agora há pouco e eles estavam passando uma reportagem sobre a ilha baiana Morro de São Paulo. Eles terminaram a reportagem com a expressão baiana "muito axé". Mas na fonologia deles fica "muito agé"

sbryan2, benvindo.
Não entendo de espanhol não, mas hj fui a Puerto Iguazu (cidade Argentina fronteiriça com o Brasil) e vou dar a dica: não vão nas lojas de lá, muitos vendedores caras de pau fazendo a conversão de pesos-real de forma errada. Alguns metem a mão mesmo, só de ver que são turistas 'brasileños'...
Fui lá só sabendo falar 'quanto custa?' e 'muchas gracias' e saí pobre... :( De qq forma um passeio muito interessante (além das cataratas, imperdível!!!) é o passeio especial por Itaipu, a hidrelétrica binacional. Muito maneiro, as coisas lá são de outro nível, tudo GIGANTE!!! Vale a pena!!!

Amanhã volto para o Rio... espero poder ler os mangás da semana a tempo.:tem

p.s.: só vi agora que já saíram... mas acho que vou dormir... hehehe!!!

rafazildo

Registered User
Reaction score
27
Country
Brazil
tá show, arashi!

e coincidiu no tempo que jiraya está brilhando no anime xD

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
Nada, peguei leve. Menos de 15 chopps por noite pra não rolar ressaca.

Fiquei impressionado foi com a mulherada, todas muito educadas. Nunca levei tanto fora me sentindo tão bem na vida. Encontrei até uma mulher absurdamente linda com quase 2m de altura que não me fuzilou com o olhar quando eu cheguei junto, riu das minhas gracinhas, tirou foto comigo e só foi embora quando as amigas feias arrastaram ela pra longe, aposto que foi contratada pela Prefeitura de Blumenau pra aguentar os turistas bêbados na festa, hehehe.

D.Blue

Registered User
上級員 / Jyoukuuin / Sr. Member
Reaction score
75
Country
Brazil
Arashi, ficou maneiríssimo cara. Tu pôs um estilo todo próprio no personagem. Nota 10!

LoL! Parem de ler essa coisa, existe um mundo de mangás ai e vc me veem com turma da monica... SE MATA!
Ehm... você leu? Criticar sem ler não é opinião, é preconceito. Aliás, tem mangá por aí que é muito pior que TMJ. Generalizações são perigosas...

_____
Rafazildo, seu avatar combinou tanto com seu último post que parece até que cê tá falando por ele ;P

Spectrum

Registered User
MH中毒 / MH Chuudoku / MH Addicted
Reaction score
599
Country
Brazil
Eu li só o primeiro TMJ, o da Luluzinha eu só vi a propaganda, quero ler algum dia pra ver como ficou...

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
Luluzinha nunca prestou, duvido que vá melhorar agora.

A thread tá devagar, hein?

Status
Not open for further replies.