UaAuhUHA ainda bem que você não pretende pular carnaval em Vitória XDDD juro que nunca ouvi falar de uma folia boa em Vitória. Só o Vital, que é fora de época, em novembro, se não me engano. Xô te falar o que eu gosto de fazer por lá, e lembre-se: sou nerd, não conheço muito lugar badalado, e tou fora de lá há 6 anos XD Mudou coisa bagarai lá. Ok!
Barzin/Petiscaria/Laches variados: Te recomendo o Triângulo na Praia do Canto ou a Rua da Lama em Jardim da Penha. Os dois bairros são colados um no outro, só tem de atravessar um canal para ir de um para o outro. Ambos são vários quarteiróes cheios de barzinhos e lanchonetes que vivem lotados, e servem tudo quanto é tipo de coisa. O Triângulo tem mais barzinhos mesmo, de estilos diferentes e tal. A Rua da Lama tem mais lanchonetes.
Feirinhas com alimentação e artesanato: Tem uma na Praça dos Namorados, aos sábados e domingos, e uma em Jardim da Penha, na Praça do Epa. As duas são ótimas, mas a dos Namorados é maior. É em frente a uma praia muito bonitinha também, do lado do Iate Clube. O ambiente é mais agradável e menos muvucado. A comida é ótima e tem muita lembrancinha lá. Se for comer por lá, prove a nossa torta capixaba! XD E prove nosso espetinho. Me desculpe o resto do país, mas nosso molho para espetinhos OWNA.
Cinema/ Compras: O bom, velho e praticamente único Shopping Vitória '-' O bom de Vitória é que tudo é MUITO perto. O Shopz Vix fica pouco depois da Praça dos Desejos, ao lado da Praça dos Namorados. É muito fácil achar, só seguir reto numa via ampla, e tem mil ônibus que vão pra lá. O cinema é ótimo, melhor que quase todos os de BH e tem MUITAS lojas por lá. Só tem um Shopping decente, então tem de ser grande XD Para filmes Lado B, esses mais culturais dos quais não entendo nada, recomendo o Cine Metrópolis, na UFES. Aos sábados, passa uma sessão só para animes lá, pela manhã *0*
Praias: Na capital as praias costumam ser bem suspeitas XD Se tiver com tempo, te recomendo pegar um ônibus para a Serra e conhecer Manguinhos ou Jacaraípe (esses bairros são vizinhos, o primeiro é bem pacato, calmo e relaxante, o outro é mais agitado, com festinhas, barzinho, etc.). Só que Manguinhos tem época que fica cheio de algas, e Jacaraípe a praia é meio rasa. Credo, deu branco em como se escreve raso XD Enfim. Se der sorte, dá pra achar torneio de Beach Soccer por lá XD Em Vila Velha, tem Itaparica e a Praia da Costa que são boas. A Praia da Costa é bem mais movimentada (melhor movimentada também), mas o mar é meio forte. Na capital mesmo tem a Praia de Camburi, que eu gosto bastante. Foi reformada de uns anos pra cá e tá bem gostosa. Tem a Curva da Jurema, onde fica a Praça dos Namorados, só que a areia é meio... argilosa, por mais bizarro que possa parecer XD Se te recomendarem a Ilha do Boi, te aconselho a não ir ç.ç Costumava ser ótima, mas a uns anos foi interditada porque capixaba é um bicho folgado e porco e não sei como está hoje em dia.
Em Vila Velha ainda tem o pólo de confecções da Glória, que vende tudo quanto é tipo de roupas e calçados, bem em conta, e logo ao lado a Fábrica de Chocolates Garoto. Não sei como é horário de visitação, mas deve ser fácil conseguir a info ligando pra lá.
E o Capixabão tá começando em março, se não me engano! O estádio do Vitória fica perto do Shopping Vitória, é fácil de achar, em Bento Ferreira. O ingresso deve custar uns 5 reais XD Não passa de 10. E, se você gosta de futebol arte, aposto que vai se divertir com a paródia dele, que é o Capixabão xP
Outros esportes... Costuma ter circuito de Beach Soccer e Vôlei de Praia direto em Camburi XD E tem o Clube Álvares Cabral, também em bento ferreira, onde dá pra usar várias piscinas, fazer um churrasquinho, e ver a galera que compete em natação e regatas.
Eu não conheço boates Ç.Ç Sei que tinha uma chamada Swingers na Praia do Canto, há uns 8 anos atrás XDDD Era boa, mas não sei se ainda funciona. Tem uma na Ponta Formosa, entre Jardim da Penha e Praia do Canto, que parece legal. É em cima duma montanha ladeada por praias, do lado de uma pousada. Não sei o nome, mas é a única que tem na Ponta Formosa XD
Parques: Tem o Parque da Pedra da Cebola, é bom para caminhadas, piquiniques, e se você gosta de bicho, tem aos montes lá, a maioria fica solto. Tem o Parque Moscoso, no centro, no mesmo esquema, só que sem bicho XD E tem o Gruta da Onça, que é um parque mais ecológico. Tem também o Parque da Reserva da Vale, pra programas ecológicos também.
Programas históricos e culturais: O Convento da Penha, em Vila Velha, é muito bonito. Fica em cima duma colina, tem de subir a pé ou por van, por uma estradinha de pedras. Fica no meio da mata XD Dá pra ver mil bichinhos, e lá de cima você vê Vitória e Vila Velha quase que inteiras. Tem o Museu Ferroviário da Vale também. Ok, eu não sei mais muita coisa para recomendar nessa parte XD Morro de preguiça.
Se tiver com tempo, tipo, pra tirar uma manhã+tarde livre, te recomendo fortemente o interior! Você muda da praia com sol rachando para cenários bucólicos com 1h. O interior do ES é muito arrumadinho, cheio de cidades colônias Italianas, Alemãs e etc, com culinária bem típica. A passagem não sai muito cara, e Santa Teresa (italiana) tem muitos restaurantes típicos legais, o museu ecológico de Augusto Ruschi, casa de biscoitos, licores, bombons, caseiros, etc. Em Venda Nova (alemã) também tem várias coisas no mesmo esquema. Em Pedra Azul dá pra aproveitar o cenário mais lindo do ES, na minha opinião, em restaurantes no estilo chalé, mais programas ecológicos.
Teatros: Os melhores são o Teatro Glória e o Teatro Carlos Gomes, no centro, e o Teatro da UFES. Eu juro que não sei o que costumam exibir por lá XD No da UFES têm tido algumas Stand Up Comedies.
Lembre-se que no ES TUDO É MUITO PRÓXIMO. Você não vai gastar mais do que 2h pra chegar a qualquer lugar desses. Ok, de busão, talvez um pouquinho mais. Mas na região metropolitana, 1h é mais do que o suficiente para você chegar a qualquer lugar que citei, de praticamente qualquer ponto dela. Espero que goste muito da minha cidade *0* Se esqueci alguma... categoria pra recomendar, me lembre XD
Floodei? '-'