@Felipe
Vou tentar explicar melhor entao...
Acontece que o calendario judaico e baseado na lua e nao no sol...
Assim, o dia comeca quando anoitece (ou seja la pras 6:30 da tarde mais ou menos) ao inves de ser na meia-noite.
Outra coisa que muda eh que 1 mes equivale a 1 ciclo lunar (nova, crescente, cheia e minguante)
E 1 Ano sao 12 ciclos lunares.
Porem, existem algumas festas/datas especiais que tem que cair em uma estacao especifica do ano (por exemplo, a pascoa judaica e no dia 14 de Nissan, e eh obrigatoriamente durante a primavera). por causa dessas datas, desde o comeco houve a necessidade de acrescentar mais um mes a cada periodo de 4 anos.
Essas mudancas fazem com que o ano judaico se "sobreponha" ao ano romano a cada 19 anos, por exemplo: Eu nasci em 25 de Maio de 1987 que equivale ao dia 26 de Yiar de 5747. Durante praticamente toda a minha vida, essas datas nunca mais coincidiram... eu tinha "2 aniversarios", mas quando eu completei 19 anos elas cairam no mesmo dia. e quando eu completar 38 isso vai acontecer de novo... e de novo e de novo a cada 19 anos
Espero que tenha dado pra entender alguma coisa.... fui tentar explicar e acabei dificultando mais ainda...
@Thiago
Esse programa que vc pegou ta errado... ele nao considera que os dias judaicos comecam no inicio da noite (ou seja, dia 2 de Janeiro equivale a 2/3 do dia 6, que acaba 6:30 da tarde, e mais 1/3 do dia 7, que comeca 6:30 da tarde) por causa disso, as datas ficam erradas.
Eu nao me confundo, porque na verdade eu so levo em conta o calendario brasileiro mesmo... o judaico fica soh pras festas e coisas desse tipo...