Portuguese Thread v.9

Status
Not open for further replies.

rafazildo

Registered User
英雄メンバー / Eiyuu Menbaa / Hero Member
Reaction score
27
Country
Brazil
pq foi o seguinte:

essa disciplina só tem aulas às noite das sextas-feiras, tinhamos uma professora que estava conduzindo bem o curso e não era tão exigente... só que ela tinha um contrato temporário e ele estava para expirar. Aí na penúltima aula de 2008, que foi em dezembro, o professor novo foi se apresentar lá e já foi mudando as coisas.

inventou de fazer a aula fora da universidade, descontraidamente e pá e tal. nesse dia, eu fiquei enrolado com a guarda de transito e qnd cheguei no local que ia ser a aula, n tinha mais ngm.

aí entramos em recesso. qnd recomeçaram as aulas, fui lá pra sala de costume e n tinha ngm. voltei p casa.

na outra semana eu não fui(essa eu faltei querendo mesmo, imaginei que uma aulinha não faria mal em perder)

finalmente na próxima semana, lá eu dou de cara com a sala vazia novamente. aí eu liguei o desconfiomêtro e fui procurar saber da aula. descobri que seria na biblioteca central da universidade.

qnd eu chego lá, o professor vai logo perguntando quem sou eu, de onde eu vim. disse que eu já estava reprovado por falta e o satanás.

aí eu fiquei na aula, que era outro seminário. participei, com comentários pertinentes e tudo, aí no final tinha umas duas meninas q estavam em situação semelhante À minha, aí ele mandou fazer esse fucking seminário e disse que SE eu pagasse a cadeira, seria com cinco, p n reprovar por falta.

T_T

Spectrum

Registered User
MH中毒 / MH Chuudoku / MH Addicted
Reaction score
599
Country
Brazil
Tenso =X

Boa sorte com o seminário e que você ganhe cinco então... xD

Pirulito

Registered User
有名人 / Yuumeijin / Celebrity
Reaction score
726
Country
Brazil
Pior que, ao menos trad que vem do chines, tem má fama té aqui. Sério, o texto da raw chinesa é tão diferente assim da japa? Se falar "a japa é original, entao o chines fica pior já que é 'traducao'", seria o mesmo que pegar o ingles e passar pra outra tb.
É o mesmo, sim. E fica pior, sim.
Em traduções/adaptações há perda de significado porque uma língua não é somente letras dispostas a fim de forma um significante.

Por exemplo: já cansei de ver o Carlosnet ou Stephen tendo que colocar notas de rodapé nas suas traduções para explicar que estão usando tal palavra, mas o termo que existe na RAW não é exatamente o mesmo sentido que a palavra escolhida por eles, mas é o sentido que eles acham que fica mais próximo.
Ou seja, já existe um vazio de significância ai.

Se você pega e traduz do inglês algo que foi traduzido do japonês, esse vazio irá aumentar e cada vez mais você ficará distante do real significado que a palavra deveria exprimir.

Imagina se de repente Mashima faz um personagem que toda fala dele é aliterando. Eu posso dizer que o personagem morreu para as outras línguas. Se eu pego uma tradução da tradução feita da fala desse personagem, ele vai morrer mais ainda.

Por isso que você ler uma tradução do inglês de uma raw chinesa é pior. É tradução da tradução.
Não envolve se o cara faz um trabalho ruim ou não. Isso é questão de linguística.

Saiu Air Gear 233
Yoshitsune é FODÃO!

Last edited:

Farfalla

The Witch of Drama
伝説メンバー / Densetsu / Legendary Member
Reaction score
47,678
Country
Tuvalu
É, mas acho que pra qm não vai usar o ingles, acaba dando um pouco na mesma XD As vezes na hora de passar pra PT, FR, IT, ES, pode ficar tão alterado qto se fosse pegar tradução de um texto chines direto. Mas sei la ç.ç

Lipe, eu queria mto ir a esse anime friends T.T Meu ano vai ser um coco. Aula o tempo td e, nas ferias, voltar pra casa pra concluir a auto-escola e operar os sisos... Nhai...

Rafa, boa sorte com o seminário^^ sobre o que será?

Ps.: Postei junto do edit do Lil xP

Andrews

Manga Editor
Reaction score
76
Country
Brazil
BLEACH FODA!

NARUTO FODA!

DGM!!! VOLTOU!!! FODAAAAAAAAAA!!! GOGOGO INNOCENCI!

LiosBreet

Registered User
中級員 / Chuukyuuin / Member
Reaction score
1
Country
Brazil
*Se intromete*

Farfalla, você foi a pessoa que jogou Disgaea DS, né?

Sabia que Disgaea têm anime?

Pirulito

Registered User
Reaction score
726
Country
Brazil
Far, esqueci de te perguntar uma coisa: onde foi que você viu aquele lance dos nomes de FT, Mashima e Del Rey?

Sabe dizer se todas aquelas romanizações que estão no wikipedia estão também no manga da Del Rey?

rafazildo

Registered User
Reaction score
27
Country
Brazil
É o mesmo, sim. E fica pior, sim.
Em traduções/adaptações há perda de significado porque uma língua não é somente letras dispostas a fim de forma um significante.

Por exemplo: já cansei de ver o Carlosnet ou Stephen tendo que colocar notas de rodapé nas suas traduções para explicar que estão usando tal palavra, mas o termo que existe na RAW não é exatamente o mesmo sentido que a palavra escolhida por eles, mas é o sentido que eles acham que fica mais próximo.
Ou seja, já existe um vazio de significância ai.

Se você pega e traduz do inglês algo que foi traduzido do japonês, esse vazio irá aumentar e cada vez mais você ficará distante do real significado que a palavra deveria exprimir.

Imagina se de repente Mashima faz um personagem que toda fala dele é aliterando. Eu posso dizer que o personagem morreu para as outras línguas. Se eu pego uma tradução da tradução feita da fala desse personagem, ele vai morrer mais ainda.

Por isso que você ler uma tradução do inglês de uma raw chinesa é pior. É tradução da tradução.
Não envolve se o cara faz um trabalho ruim ou não. Isso é questão de linguística.
<hr noshade size="1">
Saiu Air Gear 233
Yoshitsune é FODÃO!
Uma coisa que eu n conheço, só li a respeito, mas tenho a impressão que é o supra-sumo da tradução é a de um poema/romance(n lembro direito) escrito em francês em que o autor não usa a vogal 'e', simplesmente a mais abundante no idioma.

O tradutor que passou a obra para inglês, o fez sem usar a vogal 'a', essa também extremamente frequente na língua inglesa. Mais foda também foi o nome que ele deu: (A)void

É, mas acho que pra qm não vai usar o ingles, acaba dando um pouco na mesma XD As vezes na hora de passar pra PT, FR, IT, ES, pode ficar tão alterado qto se fosse pegar tradução de um texto chines direto. Mas sei la ç.ç

Lipe, eu queria mto ir a esse anime friends T.T Meu ano vai ser um coco. Aula o tempo td e, nas ferias, voltar pra casa pra concluir a auto-escola e operar os sisos... Nhai...

Rafa, boa sorte com o seminário^^ sobre o que será?

Ps.: Postei junto do edit do Lil xP
Continuando no tema da tradução em cima da tradução. Eu n sei qual palavra eu uso para descrever quando eu tô andando lá pela universidade e vejo um cartaz divulgando um grupo de estudos da bíblia, na versão em inglês(!) e falando que é p pegar 'o sentido original' da bíblia.... ¬¬

Parafraseando o Dr. Chapatim: "Isso me dá coisas!"

O seminário é sobre relações públicas e humanas. Tenho que esticar em meia hora algo como as instituições até bem pouco tempo atrás, vendiam a imagem totalmente pró-consumo (amo muito tudo isso, quem toma coca se dá bem e etc), e agora, com a crise, para manter o público consumindo, eles estão vendendo a imagem de um porto seguro, de que vão superar a 'crise', junto conosco. Que é uma coisa à qual vc pode se apegar e tal...

Spectrum

Registered User
Reaction score
599
Country
Brazil
VOLTOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Farfalla

The Witch of Drama
伝説メンバー / Densetsu / Legendary Member
Reaction score
47,678
Country
Tuvalu
Lios, eu fucei e vi que tem anime sim^^ Mas ainda n procurei ver. Axo que tem uns mangahs extra oficiais tb.

Lil, eu li num desses blogs com noticias, se n me engano. Nao sei mais onde ficou essa materia, mas procuro proce amanha, qdo n tiver mais na casa do Gu, ok? Aí t passo^^

Andrews

Manga Editor
Reaction score
76
Country
Brazil
Ninguém comentou os mangás da semana? E onde está o PATE!? ç_ç

Spectrum

Registered User
Reaction score
599
Country
Brazil
TObito sumiu nesse volume T.T

TObito, ONDE ESTÁ VOCÊ?!?!!?!

Pirulito

Registered User
Reaction score
726
Country
Brazil
Só uma coisa a sugerir, extremamente pertinente, para aqueles que acompanham o manga de One Piece:
Assistam o epi 392 do anime! Apresentação dos Supernovas! Tá DEMAIS!

E, Teteu, depois de ver no anime, eu paguei mais pau pra Bonney!

Saintz0r

Registered User
Reaction score
192
Country
Brazil
Aeeee MH voltou xD
Desde sexta que tava off esse bagaço asiuoeosauhesa
Parabens meninas, pelo dia de voces :] ( Pate e Felipe incluidos no parabens por terem uma alma muito... feliz )

@Piru
Uia, não costumo baixar o anime, só alguns capitulos estrategicos tipo o da musica do brooke. Baixarei esse pq bonney > william bonner

Spectrum

Registered User
Reaction score
599
Country
Brazil
Parabéns mulheres por seu dia!!!!!!!!!!!!

\o\o/o/

@Tetéia, tá se entregando hein xD

thiagojoe

Registered User
Reaction score
55
Country
Brazil
eu planejo comprar outro hd igual no mercadolivre ou um que use a mesma placa lógica. Há a infíma possibilidade de ter sido apenas ela que queimou e os discos estegam intactos...

enqnt isso... vou quebrar o porquinho p comprar outro hd =/

eh foda, logo qnd eu tava planejando comprar uma plaquinha de vídeo e uma fonte novas :(

uma e meia da manhã e eu feito viado preparando um seminário p apresentar amanhã...

e o professor já adiantou q minha nota n passará de cinco

tnc ¬¬
Boa sorte com o HD e o seminário então!!!

Aeeee MH voltou xD
Desde sexta que tava off esse bagaço asiuoeosauhesa
Parabens meninas, pelo dia de voces :] ( Pate e Felipe incluidos no parabens por terem uma alma muito... feliz )
Eu q quase não entro no fórum mais estava sentindo falta... e olha q meu fds foi agitado!!! Baixei todos os mangás semanais hj, mas só devo ler amanhã... preguiiiça!!!
Parabéns às meninas, mulheres, travestis e afins desse tópico!!!! ehhehheh!!!! Serinho, vcs merecem nossos parabéns mesmo; afinal, o q seria de nós homens sem vcs???

TObito sumiu nesse volume T.T

TObito, ONDE ESTÁ VOCÊ?!?!!?!
Tobito offline... estranho!!! eheheheh!!!!

Agrias

Holy Knight
Reaction score
1,260
Country
Brazil
Odeio esse negócio de dia da mulher, prontofalei. >.<

Asusp3v4x

Registered User
Reaction score