Portuguese Thread v.11

Status
Not open for further replies.

Pirulito

Registered User
有名人 / Yuumeijin / Celebrity
Reaction score
726
Country
Brazil
Os ícones estão diferentes, ein.
Já havia essas exclamações de report post?

Asusp3v4x

Registered User
Reaction score
889
Country
Brazil
Os ícones estão diferentes, ein.
Já havia essas exclamações de report post?
sim cara mudou faz um tempo... acho que a umas 2 semanas...

Kaiser... prova pra que ????

Maledicente

Registered User
英雄メンバー / Eiyuu Menbaa / Hero Member
Reaction score
189
Country
Brazil
Ahh, agora é so relaxar, minhas provas passaram, por hora, daqui a duas semanas tenho outra, já fiz as provas de Civil 3 e Penal 3 que são barra, tem cada coisa que tu precisa saber.

Mas a thread ta meia parada hein, acho que a "crise de meia thread" pulou a v10 e agora ta na v11.

Maledicente, fiz prova de Penal 3 hj e estou com uma pequena duvida, numa questão da prova dizia que um desportista profissional, no meio de uma luta de boxe, desfere um golpe no queixo do seu adversário vindo ele a falecer, bom como era multipla escolha eu coloquei lesão corporal seguida de morte, mas tbm tinha a de homicidio, exercicio de direito e outra coisa la a qual não me lembro, tu acha que eu acertei?
A pergunta é polêmica, mas não pelo jeito que você abordou. Em caso de lesões ou mesmo mortes resultantes de esportes como boxe ou MMA, a maior parte da doutrina e da jurisprudência afirma que se trata de atipicidade conglobante (assunto interessante, já foi questão em prova da ordem, recomendo a pesquisa), porque é uma conduta incentivada pela sociedade, enquanto que alguns dissidentes afirmam que se trata de excludente de ilicitude, pois entendem que é uma conduta meramente aceita e não incentivada (como no caso de furos feitos nas orelhas dos bebês para colocar brincos, o que em tese seria lesão corporal).

Agora uma coisa é certa: não se trata de crime, pelo menos é o que penso.

Espero ter ajudado. Eu só assisti três aulas de direito penal III (uma foi a prova final)... era de manhã e quando não era eu que faltava, era a professora, então tudo o que eu sei da matéria eu aprendi com livros (mesmo porque não tenho muita prática em penal) o que, no final das contas, pode até ter sido uma vantagem. :P

Ah, e só por nostalgia, os apelidos do professor de direito penal I e II eram os seguintes:

1 - Múmia paralítica;
2 - Moon Ha! (Thundercats e tal);
3 - Cheira-livro, porque ele lia os livros tão de perto que parece que tava cheirando os coitados.

Last edited:

Kaiser Will

MH Senpai
Reaction score
456
Country
Brazil
Valeu pela pequena explanação. Sua opinião é bem convicente por sinal. De como a conduta esportiva é aceita/incentivada na sociedade, mas, acredito eu, que, neste caso, não esteja amparado pelo exercicio de um direito, que seria: "Direito subjetivo de matar somente se reconhece a quem pratica homicídio em legitima defesa, em estado de necessidade ou, ainda, ao militar que, em guerra externa ou intestina, mata o inimigo no estrito cumprimento de dever legal, razão pela qual e nulo o julgamento do Júri que reconhece tal descriminante no crime de uxoricídio", nem há de se pensar estado de necessidade, visto que o reu, no caso concreto em questão, agia consciente de que uma luta, mesmo desportiva, poderia leva-lo a ter lesões sérias, e eventualmente até a morte.
Concluindo, o ocorrido foi um crime preterdoloso, o boxeador tem o animus de causar a lesão, mas tem culpa quanto a morte da vitima.

Bom mas cada um tem seu ponto de vista, fica dificil saber qual sera aceito pelo meu professor, que por sinal é Procurador.

Falando sobre os meus professores, eles são BEM diferentes dos seus:

Penal 1: Ponciano, rico para caramba, anda num Jetta, com ouro por todos os lados, relogio, pulseira etc.
Penal 2: Praxedes, defensor publico, um dos melhores professores da minha faculdade.
Penal 3: Di Pietro, ex-delegado de policia de SP, e procurador atualmente.

Last edited:

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
O múmia paralítica é Juiz aposentado e tem mestrado e doutorado na Europa, mas é uma anta assim mesmo, rs.

A professora de Penal III veio só pra tapar buraco. O curso de Direito da Federal daqui é uma bagunça, faltam professores o curso inteiro, foram várias as matérias que a gente nem chegou a ter aula e fomos aprovados assim mesmo. O que faz diferença são os alunos, tudo gente dedicada e estudiosa (tirando eu e os meus, que só queríamos saber de farra mesmo).

E quanto ao excludente de ilicitude, neste caso não se aplicariam necessariamente as excludentes do art. 23 do CP, a questão exige a aplicação do princípio da adequação social sob uma ótica que não seja a da (a)tipicidade conglobante, o que, como eu disse, é um foco que é dado por uma minoria.

Eu apostaria em atipicidade conglobante em razão da adequação social da conduta. Esse assunto vive sendo cobrado em concursos.

Last edited:

Kaiser Will

MH Senpai
Reaction score
456
Country
Brazil
Falando na sua mumia paralitica ai, lembrei do meu professor de Civil 2, chamamos ele de Pinguim, o pior que ele é igualzinho ao Pinguim do Batman, falando serio esmo, ele anda com as calças la perto do peito, anda estranho e tals, mas é vice presidente do TRF primeira região, fala umas 5 linguas e tbm tem uns mestrados na Europa e EUA.

Po como todos dizem, faculdade é tempo de sexo, drogas e rock'n roll.

Spectrum

Registered User
MH中毒 / MH Chuudoku / MH Addicted
Reaction score
599
Country
Brazil
HDUAHASIUDHAIUSDHIAHSDA

Faz um mês, no mínimo, que mudou esse ícone de report post XD

Tava no começo da v.10 quando mudou...

thiagojoe

Registered User
Reaction score
55
Country
Brazil
bem e ae...

fazendo O que tiagoJoe????
Agora to trabalhando (em pleno feriadao), amanhã aproveito para descansar e quinta aqui no estado do Rio mais um feriado (semana intercalada de trabalho - seg, qua, sex -, resultado das cabeças 'iluminadas' dos governantes). Quero ver se nesse tempo livre consigo adiantar uma parte do meu artigo e publicar um trabalho para inscrição em congresso.

Po, eu prefiro ler o manga quando já tem varios capitulos, ler tudo de uma vez aumenta a emoção =b Po, muito irado ler esses mangas enormes que parecem uma epopéia saiuoehsah *algum dia eu lerei Detetive Conan e terminarei Hajippo*
Sem contar que lendo uma vez por semana tu pode esquecer algum pequeno detalhe que lendo direto ficaria fresco na memória..
Putz, eu tb esqueço direeeto, hehehe!!! às vezes tenho q abrir o capítulo anterior pq esqueço onde estava a história, ainda mais pq geralmente leio tarde da noite, antes de dormir... sooono!!!:sleepy
Ela está com TPM e vai explodir ao som de Ac/Dc.
Boa, hehehe!!! XD
Ahh, agora é so relaxar, minhas provas passaram, por hora, daqui a duas semanas tenho outra, já fiz as provas de Civil 3 e Penal 3 que são barra, tem cada coisa que tu precisa saber.

Mas a thread ta meia parada hein, acho que a "crise de meia thread" pulou a v10 e agora ta na v11.

Maledicente, fiz prova de Penal 3 hj e estou com uma pequena duvida, numa questão da prova dizia que um desportista profissional, no meio de uma luta de boxe, desfere um golpe no queixo do seu adversário vindo ele a falecer, bom como era multipla escolha eu coloquei lesão corporal seguida de morte, mas tbm tinha a de homicidio, exercicio de direito e outra coisa la a qual não me lembro, tu acha que eu acertei?
Uau, agora temos um tópico bem refinado, com questões jurídicas e tudo!!! Pena q fiquei meio boiando nos termos técnicos, hehehe!!!
Maledicente, o q seria 'atipicidade conglobante'???

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
Uau, agora temos um tópico bem refinado, com questões jurídicas e tudo!!! Pena q fiquei meio boiando nos termos técnicos, hehehe!!!
Maledicente, o q seria 'atipicidade conglobante'???
Nuossa, taí uma pergunta profunda. É o tipo de pergunta que as bancas de avaliação pedem em provas orais do Ministério Público. Vou tentar ser simples (sem ser simplório, óbvio):

Para que uma conduta possa ser considerada um crime, ela tem que estar descrita em lei dizendo que é crime e dando a pena. Exemplo: lesões corporais graves, art. 129, §1º do Código Penal. Esta é a "tipicidade formal", que advém do texto puro e simples da lei.

Mais adiante, por construção doutrinária, chegou-se ao conceito de "tipicidade conglobante", segundo o qual o tipo penal (conduta descrita como criminosa) não poderia ser considerado em si mesmo, mas teria que levar em consideração a sociedade e as leis como um todo, sendo inserido em um conceito mais global (daí o nome) e menos formal. Esse conceito surgiu para explicar, por exemplo, porque médicos não cometiam o crime de lesão corporal grave quando faziam um transplante ou qualquer outra cirurgia complicada.

Então, hoje em dia, entende-se que, para que algo seja crime tem que estar presentes a tipicidade formal (texto da lei) + tipicidade conglobante, que seria uma conduta não tolerada/fomentada pela sociedade.

Quando se diz que uma conduta é atípica, afirma-se que o ato praticado pela pessoa não se constitui como um crime. Se aqui se afirma que o que há é atipicidade conglobante, eu estou querendo dizer que, apesar de haver uma lei descrevendo o ato da pessoa como crime, não se trata de um delito, em razão do princípio da adequação social.

Consegui explicar ou compliquei mais ainda? :s

Kaiser Will

MH Senpai
Reaction score
456
Country
Brazil
Maledicente, eu aprendi isso como exclusão de ilicitude, mesmo a pessoa tendo cometido um crime, art 121, homicidio simples, o agente não é punido tendo em vista estar atuando em legitima defesa, protegendo sua propria vida.

La na thread do Change 123, o user blackhair ao qual voce respondeu a um post dele, oh bicho chato, ele responde tudo. Espera so, ele vai mandar uma, falando que é isso, mas que poderia ser assim.

Last edited:

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
Mas esses é que são os bons de discutir. Desde que ele não fique todo afetado quando discordem dele, é meu tipo de gente. :D

Exclusão de ilicitude é uma coisa, atipicidade conglobante é outra. Na exclusão de ilicitude existe um crime, mas você não é punido por ele, já na atipicidade conglobante, nem sequer existe crime.

Last edited:

Pirulito

Registered User
Reaction score
726
Country
Brazil
sim cara mudou faz um tempo... acho que a umas 2 semanas...

Kaiser... prova pra que ????
HDUAHASIUDHAIUSDHIAHSDA

Faz um mês, no mínimo, que mudou esse ícone de report post XD

Tava no começo da v.10 quando mudou...

Oxi, isso significa que o MH me considera menos que todos vocês.
Juro que aqui só mudou hoje pela manhã.

MH claramente me deixando entre os últimos.

O "Go Advanced" tá todo coloridinho.

Só não gostei que o Control Panel as fontes ficaram grandes, tá me incomodando e o ícone de multiquote ficou bem pequeno. (É mimimi mesmo!)

Edit: Ahhhh, agora eu saquei então quando vocês estavam floodando horrores e ficavam falando "vou reportar" (Gello que postava isso, né?).
Tudo faz sentido agora! Abriu-se o mundo!

Mas esses é que são os bons de discutir. Desde que ele não fique todo afetado quando discordem dele, é meu tipo de gente. :D
[insira as mesmas palavras aqui]

*nunca discuti com o blackhair*

Last edited:

Agrias

Holy Knight
Reaction score
1,260
Country
Brazil
Vc usava algum tema específico pro forum Piru? Pq todos foram desabilitados hj, exceto o Coffee e o Dark, então talvez seja isso. O ícone de report post tá aí faz seculos =p

Pirulito

Registered User
Reaction score
726
Country
Brazil
Eu acho que usava, sim.
Mas não estou enxergando diferença entre o que eu usava e o Coffee (que o que está sendo usada aqui desde essa mudança).
Eu deveria estar usando algum tema muito parecido com o Coffee.

Kaiser Will

MH Senpai
Reaction score
456
Country
Brazil
<hr noshade size="1">
Exclusão de ilicitude é uma coisa, atipicidade conglobante é outra. Na exclusão de ilicitude existe um crime, mas você não é punido por ele, já na atipicidade conglobante, nem sequer existe crime.
Deixo ele com vc então! Falando em Change o cap 43 ta demorando muito, ja estou ficando doido pra ler e saciar minha vontade.

Agora entendi a atipicidade conglobante, valeu pela explicação, esclareceu tudo agora.

Maledicente

Registered User
Reaction score
189
Country
Brazil
Apesar de sentir falta de Change 123, pelo menos é seinen, a gente meio que acostuma a esperar um mês pra sair. Eu tô na seca mesmo é de One Piece...

Alguém sabe quando começa a golden week? Será que vai ter Jump nessa semana e na semana que vem?

Pirulito

Registered User
Reaction score
726
Country
Brazil
Essa semana tem.
Na próxima já não tem devido a golden week.

Kaiser Will

MH Senpai
Reaction score
456
Country
Brazil
Apesar de sentir falta de Change 123, pelo menos é seinen, a gente meio que acostuma a esperar um mês pra sair. Eu tô na seca mesmo é de One Piece...

Alguém sabe quando começa a golden week? Será que vai ter Jump nessa semana e na semana que vem?
Po eu tbm, OP ta fazendo falta mesmo, estou doido para saber o que vai acontecer com o Ace, e todo ano o Oda faz uma parada dessas, de dar um tempo perto do Golden Week, até o Brasil não tem uma semana inteira de feriado.

Kaiser Will

MH Senpai
Reaction score
456
Country
Brazil
Ah eu acho a serie legal, mas depois dos ultimos acontecimentos envolvendo o Sheldon, teve um episodio que deu vontade de voar na garganta dele, eu comecei a odiar ele e nunca mais vi a serie de novo.
Prefiro Two and a Half Man, é mais meu estilo.
Mas TBBT é muito engraçado mesmo.

Status
Not open for further replies.