Povo começou a postar like hell ake @_@.
Bom, Agrias, vou expôr os pontos positivos e negativos de cada um rapidamente. Pra começar, o DS não é mais fácil de piratear que o PSP, pelo contrário. : P
E tb o pirateio do DS nao chega nem aos pés do pirateio do PSP hawhuawha.
Com PSP, você pode jogar PSX, MegaDrive, SNES, SegaSaturno, DreamCast, Arcades (todos aqueles videogames old school tem algum emulador que pode ser rodado no PSP XD). DS só roda DS e GBA (que, por sinal, o PSP roda também e com muito mais estilo XD)
O PSP exige apenas um MicroSD para rodar jogos, vídeos, música. O DS exige o R4 (flashcard) mais o MicroSD. O desbloqueio do PSP (fat) pode ser feito SOZINHO em casa, sem ajuda de ninguém. O do PSP (slim) requere outro PSP (fat) por enquanto, mas, procurando na comunidade PSP-Brasil no Orkut, você encontra alguém que desbloqueie pra você na sua cidade fácil... =)
Além de tudo, ainda tem os jogos de PSP que são ótimos, né... Os FF todos, os jogos de anime (Bleach e Naruto pra PSP são MUITO BONS, muito superiores aos do DS). O DS tb tem seus pontos fortes, claro. Mas, por exemplo, o maior atributo dele (as duas telas) praticamente nao é usado direito uhawehwaueaw. Eu só jogo Mario Kart DS nele, que é ótimo e do qual sou fanboy. E, por ser fat, meu DS incomoda bastante quando estou dando aqueles drift loucos @_@. Dói o dedo.
Bom, eu tenho DS há 3 anos e, agora, tô comprando o PSP, finalmente. Recomendo, se possível, os dois em suas versões "lite" e "slim". Se tiver mesmo que escolher, PSP sem pestanejar.
Qualquer coisa, se precisar, só gritar XD