bom, é realmente como voce disse, mas acho que todo mundo faz dessa maneira, deixa pra pensar nas consequencias depois;
Não é algo totalmente errado, afinal para o coração existem razões até que a propria razão desconhece, então na maioria das vezes agir racionalmente acaba sendo um pouco, se não totalmente inviável. Tenho certeza que todas as pessoas aqui com certeza já se pegaram pensando pelo menos uma vez "Porque não pensei antes de fazer?", é como se isso estivesse no nosso proprio sangue.
Claro que algumas consequencias não são tão drásticas quanto perder uma amizade, por exemplo, mas elas ainda vão existir se o pensamento logico e racional não for aplicado.
A sim, Lil, voce tinha me perguntado a respeito do tempo, se mesmo com muito tempo eu ainda acharia que ele seria irrelevante. Pois sim, a minha resposta é sim. Não me importa se é um dia, um ano ou uma decada, pelo menos para mim, tem coisas que o tempo não apaga. Me colocando no lugar de alguem que já passou por essa situação, eu simplsmente não conseguiria imaginar meu amigo dormindo que minha ex: eu olharia pra ele e pra ela, tentando entender o que tinha acontecido. Aqui entram as questões morais, mas as minhas individuais: crenças, dogmas, paradigmas, orgulho. Por que de todos os homens do mundo, teria que ser justamente com ele? Isso seria somente um exemplo simples de ser aplicado aqui. Não vou me aprofundar muito mais nisso porque ai as questões seriam extremamente, mas extremamente complexas, o que não caberia ser explicado aqui. Ou mesmo me colocando no lugar da garota, eu com certeza ficaria me sentindo um pouco, estranho, por estar comitando aquele ato: "Isso poderá trazer consequencias no futuro?" ou mesmo "É saudavel pra mim estar com ele?" ou "os fins justificam os meios, no sentido de eu realmente o/a amar a ponto disso". E 20 anos depois esse sentimentos seriam exatamente os mesmos. Por que isso aconteceria? Meu pensamento racional foi formado por ideias e crenças desde pequeno, e é um fato que todos os valores são imbutidos nas pessoas na idade de criança e permanecem para o resto da vida. Resumindo, meu pensamento com 10, 25 ou 50 anos não se alteraria com o tempo, por isso continuaria achando que é errado.
A sim, Lil, isso acontece direto, e não só o manga, mas outras coisas tambem, como filmes por exemplo.
Porque nesses meios existe uma representação ideal de algumas coisas, tendemos a imita-los e lembrar deles porque nos baseamos em seu tipo de realidade como sendo mais adequada em momentos como esse seu: como voce mesmo disse, podemos ter atitudes bem mais calorosas;
Mas não somente isso, mas esses atos pequenos são suficientes para se definir uma pessoa rapidamente: Pessoas que fazem esse tipo de ação passam uma imagem de pessoas prepotentes, se achando melhor do que as outras. Em onibus, pelo menos aqui em BH, acontece demais, demais; Algumas não entregam o dinheiro por nojo da mão do cobrador, por exemplo. Claramente isso é uma falta de senso critico e estudo, mas tambem pode significar que a pessoa é convencida e não acha justo ela mesmo estar andando de onibus. Como é possivel que alguem como ela possa estar dentro um onibus? Nem o cobrador nem o motorista são dignos dessa pessoa, eles tem que se colocar no lugar deles, como reles escravos dos usuarios. Um dos pensamentos mais idiotas e ridiculos que existem. Claro que se ela fosse isso tudo ela já teria comprado um carro, assim evitaria ter que andar de onibus. Esse tipo de pessoa é facilmente previsivel e igualmente detestavel.
Lil, obviamente o paragrafo de cima não te inclui. Pelo jeito que voce descreveu obviamente voce tinha colocado o dinheiro inicialmente no balcão não intencionalmente. Essa é a diferença fundamental, porque o paragrafo acima é direcionado para as pessoas que fazem esse atos com plena consciencia, e publicamente o admitem
Se todo mundo tivesse a sua atitude, Lil, com certeza o mundo seria melhor, porque pequenas ações mudam sim o mundo.